Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Minas Gerais
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Minas GeraisInforme Minas Gerais
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segurança

40 adolescentes acautelados em Juiz de Fora iniciam cursos profissionalizantes na gastronomia

14 de agosto de 2024
Compartilhar
O Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, na Zona da Mata, iniciou a capacitação de 40 adolescentes em cursos profissionalizantes. A iniciativa, financiada pela Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania de Juiz de Fora, oferece quatro cursos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), abrangendo áreas da panificação e focando na reintegração social dos jovens.
As atividades seguem até outubro e incluem as seguintes profissionalizações: Curso de Iniciação Profissional em Noções Básicas de Panificação, iniciado em 5 de agosto com 22 dias letivos; Fabricação de Salgados para Festas, Bares e Lanchonetes, que começa em 4 de setembro e terá 11 dias letivos; Fabricação de Tortas Doces Especiais, com início em 19 de setembro e duração de 6 dias; e Fabricação de Produtos Natalinos, previsto para 27 de setembro com 6 dias letivos. Cada curso contará com uma média de 10 participantes.
Segunda Edição
O projeto busca promover a reintegração social por meio do desenvolvimento de habilidades práticas e está na sua segunda edição. Este ano, a parceria dobrou a oferta de cursos e o número de jovens beneficiados. A primeira edição, em 2023, ofereceu duas capacitações (panificação e pizzaiolo) para 20 adolescentes.
Devido ao bom desempenho, um dos alunos da primeira edição foi indicado pelo instrutor e conseguiu uma vaga em uma padaria após o encerramento da medida socioeducativa.
Emerson Rocha, diretor-geral do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora, afirmou que as equipes trabalham para alcançar resultados ainda melhores este ano. “Nossa perspectiva é ampliar a inserção no mercado de trabalho, assim como aumentamos os cursos profissionalizantes, para transformar a vida dos jovens e de suas famílias”, destacou o diretor.
A subsecretária de Atendimento Socioeducativo, Giselle Cyrillo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), também enfatizou o investimento na qualificação e orientação profissional, essenciais para a responsabilização e reintegração dos adolescentes. 
“O Sistema Socioeducativo mineiro tem investido na qualificação das ações voltadas à educação e orientação profissional, entendendo que, além de serem direitos obrigatórios, são pilares essenciais para o rompimento com a trajetória infracional ao término da medida socioeducativa”, explicou a subsecretária.
Panificação
O Curso de Iniciação Profissional em Noções Básicas de Panificação iniciou este mês, abrindo a grade das capacitações. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, e são ministradas por um professor do SENAI nas instalações da unidade socioeducativa de Juiz de Fora. O curso abrange noções de higiene pessoal, técnicas de fermentação, embalagem, armazenamento e confecção de pães, bolos e biscoitos.
Edson Ribeiro, instrutor do curso, explica que o objetivo é proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre a importância da panificação e das profissões de confeiteiro e pizzaiolo. “Esse curso oferece uma base sólida e prática que eles podem aplicar no dia a dia”, afirmou o instrutor.
“O curso está sendo maravilhoso. Estou aprendendo muitas coisas. Muitas oportunidades que eu não tive e estou tendo somente agora”, disse o jovem Erculano Passarinho*, de 18 anos, que espera aplicar o que aprendeu após o término da medida socioeducativa.
*Nome fictício para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Texto: Dayana Silva
Fotos: Milena Nascimento/CSEJF
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Segurança

Polícia Penal intercepta drone criminoso que sobrevoava unidade prisional de Neves com drogas e celular

22 de agosto de 2024
Segurança

Levantamento aponta queda de 20% nos registros de feminicídios em Minas Gerais

22 de agosto de 2024
Segurança

Presídio de Varginha firma parceria de trabalho com multinacional de peças automotivas

20 de agosto de 2024
Segurança

Ceresp Gameleira finaliza obras de reformas e amplia em 93% o número de vagas

12 de agosto de 2024
Segurança

Segurança Pública é tema de debate na abertura do 11º encontro do Cosud, no Espírito Santo

9 de agosto de 2024
Segurança

Forças de segurança e grandes empresas se unem contra crimes que afetam a rotina dos mineiros

8 de agosto de 2024
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Minas Gerais