O Ministério dos Transportes cancelou o lançamento do edital para a contratação do projeto de engenharia e duplicação da BR-381 entre BH e Caeté, na região metropolitana de Belo Horizonte. A cerimônia estava marcada para ocorrer nesta quinta-feira (25).
O trecho que sai da capital mineira e percorre por cerca de 18 km até chegar na cidade vizinha é considerada de alta complexidade.
A avaliação do governo é de que isso teria sido o principal motivo pela falta de interesse da iniciativa privada para assumir a gestão. Além disso, é necessário que se faça a duplicação total da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
Em novembro do ano passado, o projeto de leilão da BR-381 em Minas Gerais não recebeu nenhuma proposta.
Em nota, o ministério e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) confirmou o leilão deserto da BR-381. De acordo com os órgãos, “o Governo Federal continua determinado em encontrar uma solução para modernizar e adequar a capacidade da BR-381”.
De acordo com o Ministério dos Transportes, o projeto de engenharia e execução das obras no lote 8A da BR-381/MG passa, neste momento, por análise na Conjur (Consultoria Jurídica), que pertence à pasta.