Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Minas Gerais
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Minas GeraisInforme Minas Gerais
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Minas Gerais

Prevenir é uma ação necessária

10 de maio de 2024
Compartilhar

Os pesquisadores da Genial/Quaest, que foram às ruas apurar o sentimento dos brasileiros em torno da tragédia do Rio Grande do Sul, além da majoritária solidariedade, constataram que a população, em consequência de tantos episódios, está convencida de que a maioria é resultado das mudanças climáticas. Entende haver uma total conexão com os temporais, enquanto outros 30% têm a mesma percepção, mas consideram a conexão parcial. Em ambos os cenários, porém, apontam o desmatamento como matriz dessa instabilidade. Os números estão no Painel, cuja coluna está ao lado nesta mesma página.

No mesmo levantamento, os pesquisados apontaram a leniência das instâncias de poder na execução de obras e investimentos em infraestrutura. Apenas 30% acreditam que nada poderia ter sido feito, uma vez que o que ocorreu era inevitável. A maioria entende que há uma série de medidas que, se executadas, pelo menos mitigariam os danos.

É necessário destacar, porém, que o caso do Rio Grande do Sul é atípico por afetar um estado inteiro, mas não é isolado. Em 2020, por exemplo, chuvas prolongadas também causaram deslocamento de pessoas e mortes no estado. Além disso, a região enfrentou uma situação semelhante em março de 2023, quando fortes chuvas danificaram casas e infraestrutura, resultando em mortes e deslocamentos.

Pelo país afora, todos os anos, especialmente entre janeiro e fevereiro, são registradas situações graves. Foi assim na Região Serrana do Rio de Janeiro e na região de São Sebastião, no litoral paulista, para ficar apenas nesses dois casos. Foram desastres localizados em pontos específicos. No caso gaúcho, não. O fenômeno foi alcance estadual que terá repercussões por anos ante a situação de cidades que, mais do que investimentos, terão que ser reconstruídas.

A ausência de ações preventivas é real. As comportas da bacia do Guaíba, que recebe os rios que cortam a região de Porto Alegre, deveriam passar por revisões frequentes. Há casos de municípios que já passaram por situações semelhantes, mas não se preparam para novos episódios.

Este é o retrato do Brasil. A maior parte dos 5.500 municípios não tem estrutura para enfrentar grandes eventos climáticos, e medidas só são tomadas depois de terem acontecido, num processo de reação em vez de ação. Na vizinha Região Serrana do Rio de Janeiro, mudam os governos e o problema permanece, ignorando tragédias como a de 2011 na qual 900 pessoas morreram. Há três anos mais de uma centena perdeu a vida pelas mesmas questões.

As chuvas têm um viés sazonal que permite aos governos se anteciparem adotando medidas envolvendo planejamento urbano e infraestrutura resiliente, que possam resistir a evento extremos. Isso inclui a construção de barreiras de enchentes, sistemas de drenagem aprimorados e estradas e pontes reforçadas.

A adoção de sistemas de alerta precoce e comunicação eficaz também são ferramentas importantes, por permitirem à população ações se prevenir ante as intempéries. Em regiões críticas, os sistemas de alerta salvam vidas. Para tanto, a população também deve estar preparada para agir em casos de desastres naturais. É notável o papel dos voluntários que se deslocaram de várias partes do país para atender aos flagelados, mas os governos devem implementar processos de educação e preparação da comunidade para que esta esteja sempre pronta para responder de maneira eficaz quando os desastres ocorrerem.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Maior fogueira de Minas é acesa no Sul do estado; veja vídeo

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Minas Gerais