Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Minas Gerais
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Minas GeraisInforme Minas Gerais
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Minas Gerais

Distrito em Minas Gerais comemora devolução de imagem de São Benedito 30 anos após furto

10 de maio de 2024
Compartilhar

O distrito de Lobo Leite, em Congonhas, região Central de Minas Gerais, está em festa desde a quinta-feira (9), pelo retorno da imagem de São Benedito. O objeto havia sido furtado há quase 30 anos, e o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais) o recuperou há pouco mais de um mês.

Clique para entrar no grupo de WhatsApp do BHAZ!

A imagem retornou à Capela de Nossa Senhora da Soledade, de onde ela havia sido roubada. A comunidade fez uma grande festa, com aproximadamente 200 pessoas, para receber a imagem do santo, considerado padroeiro dos cozinheiros.

Segundo o ministério público, sete imagens sacras foram furtadas em 1996, e quatro delas já foram recuperadas: São Benedito, São José, Santo Antônio e Nossa Senhora das Dores. Outras três seguem desaparecidas: Nossa Senhora da Soledade, São Joaquim e Santa Efigênia.

Há, ainda, outro registro de furto ocorrido em 1981, na capela. Coroas de prata, cálice, âmbula e as imagens de Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião Pequeno foram subtraídos, na ocasião.

Imagem é escoltada até a capela

A imagem de São Benedito chegou com escolta da Polícia Militar, Guarda Civil e MPMG até a capela. Além da comunidade, a Banda Dança do Rosário, de Conselheiro Lafaiete, região Central de Minas Gerais, recebeu a imagem.

A peça é uma imagem de madeira policromada do século XVIII. Após a entrega, o padre Geraldo Barbosa celebrou uma missa.

Dança no Rosário na festa de recebimento de São Benedito (Reprodução/MPMG)

Efigênia da Conceição Ferreira, de 84 anos, e que desde os 3 mora em Lobo Leite, disse que o retorno do santo “é uma vitória para a comunidade. Estamos muito agradecidos a todas as autoridades que ajudaram a trazer a imagem”.

“Sentimos muito a falta de São Benedito e ainda sentimos pelos demais que ainda não voltaram, com as de Santa Efigênia e Nossa Senhora da Soledade”, acrescentou. “Agora é só felicidade e agradecimento, primeiro a Deus e depois a todos que nos ajudaram”.

De acordo com o promotor de Justiça Marcelo Maffra, “esse momento, que marca o retorno de São Benedito, é um dos mais importantes na minha carreira enquanto servidor público que atua na defesa do patrimônio cultural”. 

“Que a partir da divulgação desse caso, nós possamos receber mais informações sobre as outras peças que ainda estão desaparecidas. A sociedade e por isso cada um de vocês”, completou.

Segundo o padre Geraldo Barbosa, a comunidade vê o retorno da imagem como um sinal de Deus. ““Devemos ao Leandro, que infelizmente não pôde estar aqui hoje, quando identificou essa imagem no site de leilões e a partir daquele momento, a comunidade se mobilizou”.

“A imagem é muito venerada no Brasil. É uma peça que resgata a cultura negra através dessa manifestação bonita do povo. Benedito lembra esse descendente negro que abraçou com toda humildade a missão do ideal de Francisco de Assis”, narrou.

Com MPMG

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Maior fogueira de Minas é acesa no Sul do estado; veja vídeo

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024

Acidente entre moto e carro deixa vítima fatal em Carmo do Cajuru

24 de junho de 2024
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Minas Gerais