Mais de 1,5 milhão de famílias podem ser beneficiadas pela tarifa social da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais). O benefício garante até 50% de desconto nas faturas de água e esgoto.
O objetivo é dobrar a quantidade de famílias beneficiadas nos próximos meses nos 637 municípios que a Copasa atende no Estado. Atualmente, são 789,4 mil famílias cadastradas, sendo que 114,3 mil foram inscritas neste ano.
Belo Horizonte tem 165 mil famílias com potencial para receber o benefício, mas apenas metade desse número está inscrita no programa.
Mas a estatal alerta que 288 mil estão sob risco de perder o benefício. Isso porque é preciso atualizar os dados no CadÚnico (Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal). O prazo vai até 25 de junho.
Quem tem direito à tarifa social da Copasa?
A tarifa social da Copasa é disponibilizada às famílias inscritas no CadÚnico, com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e que residam em imóvel residencial.
O primeiro passo do beneficiário é procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do município em que reside para inscrição ou atualização do cadastro no CadÚnico e assim obter o documento chamado “Folha Resumo”.
Em seguida, o cliente deve entrar em contato com a Copasa, por meio de um dos canais de relacionamento com o cliente, e, além da “Folha Resumo”, apresentar os seguintes documentos:
CPF
comprovante de endereço em nome do beneficiário
conta atual do imóvel a ser cadastrado no programa
A tem enviado SMS para os clientes que perderam ou estão prestes a perder o benefício.
Para facilitar o acesso, o serviço de solicitação de atualização e cadastro dos dados pode ser feito pelo Whatsapp (31) 99770 7000 e WebChat no site da Copasa (clique aqui).
O benefício da tarifa social da Copasa está em conformidade com resolução da Arsae-MG (Agência Reguladora de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais). A redução no valor da conta é calculada de acordo com o consumo de cada família, ou seja, quanto menor for o consumo de água do imóvel, maior será o desconto, sendo limitado até 20 m³ (20 mil litros).