O que parecia ser um inocente pacote de rosquinhas enviado por Sedex ao Presídio de São João Del Rei revelou-se uma tentativa engenhosa de introduzir mini celulares na unidade prisional. Os aparelhos foram interceptados por policiais penais nessa quarta-feira (29).
Dentro de um pacote de biscoitos, os agentes encontraram cinco mini celulares, cinco chips e cinco pontas de cabo USB, todos camuflados habilmente. Vídeo feito pela corporação mostra que os celulares vinham camuflados dentro de pilhas de biscoitos.
“A apreensão faz parte do trabalho padronizado de prevenção à entrada de ilícitos nas prisões, conforme as normas e procedimentos de segurança estabelecidos pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais”, informou a Sejusp (Secretaria de Segurança Pública) em nota.
Imediatamente após a interceptação, a direção do presídio realizou o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) e encaminhou o material apreendido, junto com o preso destinatário, para a Delegacia de Polícia Civil local.
Um processo administrativo foi aberto contra o detento, que enfrenta uma acusação por falta disciplinar grave e poderá ser responsabilizado criminalmente.
As investigações estão a cargo da Polícia Civil, que também verificará a autenticidade do remetente indicado no Sedex, supostamente a esposa do preso. Este caso ilustra mais uma vez os desafios contínuos enfrentados pelo sistema prisional na luta contra a entrada de itens proibidos e a importância das medidas de segurança rigorosas e da vigilância constante.