Na manhã desta quinta-feira (30), o partido AGIR em Nova Lima realizou uma plenária com o objetivo de deliberar sobre a participação da sigla nas eleições municipais de 2024. O presidente municipal do AGIR, Toninho Cosme, conversou com o colunista político Thiago Carvalho e esclareceu alguns pontos discutidos na plenária, que contou com a presença de filiados e pré-candidatos a vereador da legenda
Cosme enfatizou que determinados pontos são inegociáveis e devem ser levados em consideração na formulação de um plano de governo. O partido integra a base de apoio à reeleição do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez. Entre as principais contribuições que o AGIR deseja apresentar para a construção do plano de governo: Meio Ambiente, Reciclagem Solidária, Associações Comunitárias Renovadas, Saúde Mental (com foco no TEA e outros transtornos como TDAH, TOD, TAB), questões relacionadas às Pessoas com Deficiência (PCDs), Restaurante do Trabalhador e Mobilidade Urbana.
O que é um plano de governo?
Um plano de governo é um documento essencial em que candidatos a cargos do Executivo (como prefeito, governador e presidente) apresentam suas principais ideias e propostas para a administração do território que pretendem governar. A elaboração e apresentação deste documento são obrigatórias, fazendo parte dos requisitos que os candidatos devem cumprir junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), assim como a prestação de contas de suas campanhas. Sem o plano de governo, o candidato não pode participar das eleições.
Escolha do vice
Adicionalmente, Toninho afirmou que o AGIR também pretende sugerir um nome para a vice-prefeitura: “Nós gostamos muito da atuação do atual vice-prefeito e achamos que time que está ganhando não se mexe, mas se por algum motivo o prefeito optar por outro candidato à vice, o AGIR também deseja apresentar nomes. Temos boas opções nos nossos quadros, inclusive mulheres, que as pesquisas têm mostrado como importantes.”
Toda a ata da plenária com as deliberações foi registrada e será documentada e entregue ao prefeito João Marcelo.
Por Gisele Maia Foto: Thiago Carvalho