Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Minas Gerais
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Minas GeraisInforme Minas Gerais
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segurança

Ceresp Gameleira finaliza obras de reformas e amplia em 93% o número de vagas

12 de agosto de 2024
Compartilhar

O Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) recebeu um reforço, nesta segunda-feira (12), na quantidade de vagas das unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com a finalização das reformas da área carcerária do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira. Após quase dois anos de obras, o local passa das 412 vagas iniciais para 798, ou seja, um acréscimo de 386 vagas, o que representa 93,69% de ampliação.

A reforma é mais uma das várias obras realizadas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), para reduzir o déficit de vagas de detentos no estado, além de oferecer melhores condições de cumprimento de pena e possibilidade da realização de atividades de ressocialização. Serão, ao todo, cerca de 2.700 novas vagas em presídios e penitenciárias de todo o Estado. Novas unidades estão sendo construídas, obras paralisadas há anos foram retomadas e chegam às últimas etapas. Há, ainda, como no caso do Ceresp Gameleira, a ampliação da capacidade, graças aos projetos de remodelação das celas.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, esteve nesta manhã na unidade para uma visita de fiscalização e de entrega das obras. “A finalização das obras do Ceresp é um momento que merece ser comemorado. Depois de tantas interdições e discussões acerca do Ceresp da Gameleira, o recurso de R$74 milhões liberado pelo governo para reformas de unidades essenciais para o nosso sistema prisional nos traz o sentimento de sucesso. Nós dobramos a capacidade do Ceresp e, agora, Minas dá mais um passo para tornar ainda melhor o nosso sistema prisional”.

Obras e oportunidades

Em todas as etapas da obra houve a utilização da mão de obra de presos, com cerca de 12 homens trabalhando por dia. Além disso, a empresa contratada para realizar a reforma tem operários que já cumpriram pena no sistema prisional e atuaram nesta reforma, o que mostra a importância das atividades de ressocialização e as atividades do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp).

A obra teve início em setembro de 2022 e foram investidos mais de R$ 5 milhões, com recursos oriundos de repasses feitos pela empresa Vale. Os repasses são resultado de um acordo judicial de reparação integral, assinado em 2021 pelo Estado de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais com a Vale.

Para o diretor-geral do Depen, Leonardo Badaró, a finalização de uma obra tão importante para o sistema prisional, não somente para a Região Metropolitana de Belo Horizonte, como para todo o estado, destaca o compromisso com a segurança pública. “Estamos nos empenhando ao máximo para adequarmos as nossas estruturas prisionais e definitivamente transformarmos o sistema prisional mineiro. São muitas obras em andamento e construções do zero. O objetivo é garantir locais de trabalho adequados para os nossos servidores, para a nossa tropa e, além disso, locais propícios para a custódia e ressocialização”.

Melhorias

Foram realizadas no Ceresp Gameleira uma manutenção geral nos pavilhões e a construção de novos beliches, além da implantação de uma novidade que tem sido usada em várias reformas, os treliches, pois muitas celas têm um pé-direito que permite o uso das três camas.

Houve a modernização das instalações hidráulicas e elétricas; implantação de novas redes de água fria e esgoto; remoção da parte elétrica das celas; instalação de novas luminárias e projetores para iluminação de corredores e celas; pintura interna e externa de celas, corredores da carceragem e pátios de banho de sol. Foi feita, ainda, a pintura de pisos e de todas as grades e portas metálicas.

Além disso, a reserva de água da unidade passou por uma ampliação de 40 mil litros, graças à instalação de quatro novos reservatórios de 10 mil litros cada. Toda a obra foi acompanhada e fiscalizada pela Diretoria de Infraestrutura da Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp.

Presenças

Além da comitiva da Sejusp e do Depen, estiveram presentes o supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargador José Luiz de Moura Faleiros; o juiz da 2ª Vara Cível da Infância e Juventude de Belo Horizonte, Marcelo Lucas Pereira; o Juiz da Vara de Execuções Penais de Belo Horizonte, Daniel Pacheco; a coordenadora do Núcleo de Execução Penal do Caocrim, Paloma Coutinho Carbalido; o defensor público e coordenador estratégico do sistema prisional da Defensoria Pública de Minas Gerais, Leonardo Bicalho de Abreu; os defensores públicos Priscila Nassif Del Lana e Victor Luiz Silva de Faria; o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar, Major Paulo Matos e o secretário geral da Comissão de Assuntos Penitenciários da OAB-MG, André Luís Lima.

Texto: Bernardo Carneiro

Fotos: Tiago Ciccarini

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Segurança

Polícia Penal intercepta drone criminoso que sobrevoava unidade prisional de Neves com drogas e celular

22 de agosto de 2024
Segurança

Levantamento aponta queda de 20% nos registros de feminicídios em Minas Gerais

22 de agosto de 2024
Segurança

Presídio de Varginha firma parceria de trabalho com multinacional de peças automotivas

20 de agosto de 2024
Segurança

40 adolescentes acautelados em Juiz de Fora iniciam cursos profissionalizantes na gastronomia

14 de agosto de 2024
Segurança

Segurança Pública é tema de debate na abertura do 11º encontro do Cosud, no Espírito Santo

9 de agosto de 2024
Segurança

Forças de segurança e grandes empresas se unem contra crimes que afetam a rotina dos mineiros

8 de agosto de 2024
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Minas Gerais