Produtores de Ipanema, na região do Rio Doce, querem bater o recorde do maior queijo do mundo durante a Festa do Queijo. A comemoração começou nessa terça-feira (28) e vai até sábado (1°), sendo o mais importante evento da cidade.
Na 14° edição, a Festa do Queijo apresenta, entre as principais atrações, os maiores recordes no tamanho de queijo, doce de leite e queimadinha. A novidade deste ano é produzir o maior pão de queijo do mundo. A intenção é que ele seja auditado e entre para o livro dos recordes.
No ano passado, o queijo apresentado na festa pesou 2.727 quilos. Já o doce de leite pesou 1.070 quilos. Para a edição 2024, espera-se um queijo e um doce de leite ainda mais pesados.
A comemoração teve início em 2012, com o objetivo de criar um evento de valorização e desenvolvimento agropecuário, uma vez que o município está situado em uma bacia leiteira importante para Minas Gerais.
Para a secretária de Comércio, Indústria e Turismo da Prefeitura de Ipanema, Ana Carolina Alencar, o evento alcançou o que pretendia no início e “foi ganhando mais notoriedade, incentivou o aumento da produção e melhorou a qualidade do leite”.
A Festa do Queijo promove o empreendedorismo, valoriza o artesanato local e o produtor rural. A iniciativa é totalmente gratuita. O público pode desfrutar de shows e da partilha dos produtos (queijo, doce de leite, queimadinha e pão de queijo) entre as atrações.
Com Agência Minas