O governo estadual lançou nesta quarta-feira (29) a segunda edição da campanha Minas Junina, com o tema Comida de Frio. A iniciativa visa promover as festas já tradicionais no estado nesta época do ano. A programação começa neste sábado (1°) e se estende até o dia 31 de julho.
Neste ano, serão 450 ações em 300 municípios. De acordo com o governo, isso representa uma alta de 20% em comparação com a primeira edição, realizada no ano passado.
Em muitas cidades, eventos como esse acabam se misturando com as manifestações de fé, já que o período tem dedicação especial aos Santos Antônio, João e Pedro.
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Então, a expectativa é atrair cerca de 3 milhões de turistas durante o período. Um aumento também de 20% se comparado com os 2,6 milhões de pessoas que passaram por Minas Gerais durante a época festiva em 2023, segundo o Observatório do Turismo.
O tema deste ano será ‘Comida de Frio’ para impulsionar ainda mais as raízes gastronômicas mineiras. Isso porque o estado tem pratos símbolos da festa junina, como os derivados de milho e mandioca, além do tradicional quentão, feito com cachaça.
“Isso é importantíssimo porque nós vamos proteger as festas juninas e as diversas manifestações como a cozinha, a dança, o folclore como patrimônio histórico do estado de Minas Gerais”, destaca o secretário estadual de Cultura, Leônidas Oliveira.
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BH terá festa em meados de julho
Consolidado como a festa mais representativa da cultura junina nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, o Arraial de BH 2024 será nos dias 20, 21, 27 e 28 de julho. O evento terá os tradicionais concursos, os shows com artistas locais e nacionais, além de muita comida boa.
Além das datas, a prefeitura anunciou o Estádio Jornalista Felippe Drummond, mais conhecido como Mineirinho, como o novo palco da festa junina.