04/09/2025 – 13:54
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Duarte Jr. também é vice-presidente da CPMI do INSS
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados cobra do INSS o cumprimento da Lei 15.157/25, que extinguiu a necessidade de reavaliação periódica para concessão de benefícios previdenciários no caso de incapacidade permanente, irreversível ou irrecuperável.
Em entrevista à Rádio Câmara, o presidente da comissão, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), disse que há relatos de uma convocação em massa de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para reavaliações periódicas, inclusive de pessoas com deficiências permanentes.
CPMI do INSSO deputado, que também é vice-presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, comparou as convocações em massa de beneficiários da Previdência e as fraudes investigadas no instituto.
“O que nos gera também maior indignação, frustração, é que a gente percebe uma eficiência muito grande para fazer o mal, para cortar o benefício de quem tem direito, de pessoas com deficiência, de famílias atípicas, mas não tem a mesma eficiência, não tem a mesma tecnologia para identificar essa fraude do INSS,” criticou.
Da Rádio Câmara – ND