Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Minas Gerais
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe Minas GeraisInforme Minas Gerais
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Fausto Pinato defende pragmatismo e soberania nacional em Fórum do BRICS

3 de junho de 2025
Compartilhar

03/06/2025 – 18:58  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Coletiva do deputado Fausto Pinato

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (3), o coordenador do Fórum Parlamentar do BRICS, deputado Fausto Pinato (PP-SP), defendeu uma postura mais pragmática e menos ideológica para que os países do bloco lidem com questões internacionais que ameaçam a soberania e o desenvolvimento.

Entre as discussões no fórum parlamentar estão iniciativas para evitar o uso do dólar no comércio internacional ou como lastro para reservas financeiras, uma preocupação motivada por sanções dos Estados Unidos a países do Sul Global.

Pinato fez críticas à política externa estadunidense. “Infelizmente, uma grande potência que poderia muitas vezes evitar tantas guerras, liderar o mundo de uma maneira mais harmônica e justa, na verdade, praticamente está impondo o medo”, disse.

Ele cobrou ainda uma posição do bloco sobre o que considera ataques à soberania dos países. “Nós não podemos aceitar essa intransigência, essa irresponsabilidade do presidente Trump. Entendo, não sei se meus pares irão fazer isso, mas eu irei colocar em pauta no BRICS a questão da soberania”, afirmou.

GêneroFausto Pinato espera que o encontro com parlamentares dos países do BRICS contribua não apenas para novas oportunidades de negócios, mas também para avanços na legislação.

Ele acredita que o Brasil tem experiências positivas para oferecer a outros países. “Na questão do papel das mulheres, o Brasil pode contribuir com este jogo de cintura que nós temos para poder flexibilizar países que são mais rígidos”, disse.

Inteligência artificialO deputado também busca exemplos de como os países do BRICS estão desenvolvendo novas tecnologias e regulamentando a inteligência artificial. Ele avalia que o Brasil pode aprender com China, Índia e Rússia, que segundo ele estão à frente nesse tema.

“Nós temos que olhar porque, de alguma forma, eles estão conseguindo controlar isso para o bem, para não deixar cair nas mãos de quem pode usar isso de maneira errada. O Brasil pode aprender muito com esses países que já tem isso potencializado, olhar a legislação, copiar, o que deve bloquear, o que não deve bloquear, sempre respeitando a liberdade de expressão”, disse Fausto Pinato.

O Fórum Parlamentar do BRICS vai discutir um documento com propostas para promover uma governança global mais inclusiva e sustentável. Os debates incluem temas como cooperação em saúde global; comércio, investimentos e finanças; mudança do clima; governança da inteligência artificial; reforma da arquitetura multilateral de paz e segurança; e desenvolvimento institucional.

Reportagem – Francisco BrandãoEdição – Geórgia Moraes

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova classificação da espinha bífida como deficiência legal

18 de julho de 2025
Nacional

Comissão aprova centros psicopedagógicos para crianças com altas habilidades no SUS

17 de julho de 2025
Nacional

Para especialistas, prevenção de quedas entre idosos depende de políticas públicas integradas

17 de julho de 2025
Nacional

Comissão aprova projeto que proíbe qualquer caso de casamento antes dos 16 anos

17 de julho de 2025
Nacional

Comissão aprova regra para facilitar identificação de preços de produtos por idosos 

17 de julho de 2025
Nacional

Comissão aprova exigência de informações sobre calibragem em aparelhos de radioterapia

17 de julho de 2025
  • Fale Conosco
  • Blog
  • Termo de Uso
  • Política de Privacidade
  • Sobre o Site

Siga-nos

Portal Informe Minas Gerais