A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu a live “Diálogos Formativos: Os itinerários do Novo Ensino Médio”, para apresentar o novo ensino médio aos gestores e equipes pedagógicas que chegaram recentemente à rede estadual de ensino. O evento, que foi realizado virtualmente nesta quarta-feira (01/02), enfatizou os componentes curriculares, os materiais de apoio aos professores, os aprofundamentos nas áreas de conhecimento e planos de curso.
A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, ressaltou que ao longo das duas últimas semanas, foram encaminhadas uma série de orientações e informações para as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e equipes de gestão escolar, sobre a organização do novo ensino médio neste ano. “Iniciamos 2023 com uma nova etapa do processo de implementação do novo ensino médio na rede estadual de Minas Gerais”, comenta a Subsecretária.
Em 2022, apenas os estudantes do 1º ano ingressaram no novo ensino médio, que está sendo implementado de forma gradual nas escolas da rede estadual. No ano letivo de 2023, o 2º ano também terá mudanças na grade. O webinar, apresentado por membros da equipe de elaboração dos conteúdos de apoio, foi um auxílio a mais para os docentes, que agora terão mais alunos integrando o programa.
Os Itinerários Formativos são complementos à Formação Básica que têm o intuito de proporcionar mais flexibilidade ao currículo estudantil, um maior protagonismo ao aluno e atender os princípios da formação humana. Compondo a parte flexível da grade curricular, possibilitam ao aluno escolher disciplinas com focos pedagógicos específicos. Como o Projeto de Vida, que desenvolve o protagonismo e gera valor para a formação educacional, pessoal e social do estudante.
A Diretora do Ensino Médio da SEE/MG, Rosely Lima, rememorou algumas diretrizes do programa, para que os profissionais da educação que irão trabalhar com o Ensino Médio a partir deste ano tenham conhecimento da organização da rede para se adequar à nova grade e explicou a organização curricular. “A Formação Geral Básica traz todos os componentes curriculares previstos nas quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para o Itinerário Formativo, a nossa organização, seguindo a estrutura do que é definido pela nossa legislação e pela Base Nacional Comum Curricular e aquilo que traz o Currículo Referência de Minas Gerais, a gente organizou situações de aprendizagens com foco nos eixos estruturantes”, detalha Rosely.
Esses eixos estruturantes são: investigação científica, processo criativo, mediação e intervenção sociocultural, e empreendedorismo. Dentro das áreas do conhecimento e abrangendo os eixos, as unidades curriculares são organizadas em: Projeto de Vida, Preparação para o mundo do Trabalho, Eletivas, Aprofundamento nas Áreas do Conhecimento — com especificidades entre os turnos noturno e diurno.
A Coordenadora de Ações de Aprendizagem, Vanessa Nicoletti, ressaltou a importância da unidade curricular de Projeto de Vida para a formação integral e desenvolvimento social dos estudantes. “O Projeto de Vida não é uma escolha de carreira, ele passa por isso, mas é muito mais amplo. Quando eu sei o projeto de vida de cada um dos meus estudantes, fica muito mais fácil tornar significativa a aprendizagem do estudante sabendo relacionar, diretamente, com os interesses de cada um deles”. Dividido em 3 etapas, cada uma em um ano do ensino médio, o Projeto de Vida aborda questões centrais como autoconhecimento, autonomia, cidadania e vida em sociedade.
Novidades
Para atuar em conjunto com os diretores e especialistas no dia a dia escolar, Coordenadores do Novo Ensino Médio irão trabalhar com foco na integração da equipe e do currículo, com o objetivo de garantir que as áreas de conhecimento consigam colocar em prática o que foi planejado.
Visando o aperfeiçoamento das disciplinas eletivas, que compõem os Itinerários Formativos, os professores podem fazer sugestões de temas e abordagens que têm mais a ver com o perfil dos alunos e com a realidade das escolas. Em breve, será aberto um formulário para a curadoria de temas que poderão compor o Catálogo de Eletivas 2024. As eletivas que irão compor o currículo do 2° ano do ensino médio, a partir deste ano, foram escolhidas pelos próprios estudantes, dentre as opções do Catálogo disponibilizado para a rede estadual.
Novo Ensino Médio
A implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais começou no ano passado e está ocorrendo de forma gradativa. Em 2022, todas as 2.432 unidades escolares da rede estadual de ensino, que ofertam o ensino médio, iniciaram a nova modalidade para os estudantes do 1º ano.
A partir do ano letivo de 2023, que terá início no próximo dia 06/02, as turmas do 2º ano também irão aderir à novidade. Sendo assim, neste ano, todos os alunos dos dois primeiros anos do ensino médio terão uma nova grade curricular. Os estudantes do 3º ano serão contemplados a partir de 2024 e, assim, todas as turmas de nível médio das escolas estaduais estarão com o novo modelo conforme Lei Federal 13.415/17.