Dois jovens, de 22 e 14 anos, foram resgatados na noite desse domingo (12) após ficarem perdidos na Serra do Lenheiro, em São João del Rei, região Central de Minas Gerais. Segundo o Corpo de Bombeiros, as vítimas participavam de um grupo de orações no local e acabaram se perderam no momento da volta.
Um morador de um sítio na região escutou os gritos das vítimas e acionou os militares por volta das 18h20. Após algum tempo de buscas, os bombeiros encontraram a dupla.
Apesar do susto, os dois jovens apresentavam apenas escoriações e foram levados até um lugar seguro. Segundo os militares, tratava-se de um local de acesso bastante complicado, com mata densa e algumas regiões alagadas.
Além disso, os dois jovens não estavam com celulares, o que impossibilitou qualquer tipo de comunicação direta. Os bombeiros se utilizaram de apitos e gritos para tentar localizar as vítimas.
Um drone também foi utilizado para auxiliar nas buscas e na saída do local. Após algum tempo, foi possível se aproximar do ponto onde os dois rapazes estavam.
Os jovens foram encontrados bastante assustados e com algumas escoriações, mas sem ferimentos significativos. Eles foram levados para um local seguro e, em seguida, reencontraram suas famílias.
Passeio exige cuidados
O Corpo de Bombeiros alerta que é necessário tomar uma série de cuidados ao realizar passeios em serras. É importante buscar locais que tenham trilhas bem sinalizadas e evitar sair destes caminhos.
Além disso, é melhor estar com alguém que conheça o local e sempre trazer consigo itens que possibilitem a localização e o contato, como celulares e aparelhos de GPS.
Também deve se observar o horário de saída e o cálculo estimado de tempo de trajeto, dando preferência para passeios pela manhã e evitando passeios mais longos entre o meio e o final da tarde.
Caso se sinta perdido, é preciso tentar manter a calma, procurar um local seguro e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193.