A Polícia Militar prendeu dois homens de 20 e 46 anos nessa quinta-feira (16) e recuperou 15 bicicletas furtadas durante operação realizada no Centro de Ipatinga, região do Vale do Rio Doce.
De acordo com a PM, a corporação recebeu informações de que bicicletas furtadas estariam na rua Raposos e os policiais se deslocaram até o endereço. Por lá, abordaram um dos suspeitos. O homem confessou ter receptado bicicletas furtadas e uma delas foi apreendia com ele.
Os policiais localizaram uma segunda bicicleta em um lote vago na mesma região. A partir de então, realizaram diligências e encontraram outras 13 bicicletas na casa de um segundo suspeito. Os agentes prenderam os dois homens envolvidos na abordagem em flagrante.
Além das bicicletas, a PM apreendeu duas balanças de precisão e um caderno de anotações.
O que é crime de receptação?
O crime de receptação é definido no terceiro parágrafo do artigo 180 do Código Penal como a falta de cuidado quanto à origem de algum produto que pode ter uma origem criminosa, mas a pessoa preferiu ignorar.
Mesmo havendo algum indício de que a coisa seja produto de crime a pessoa não se preocupa e recebe ou adquire este bem. A pena pode chegar a quatro anos de prisão, além de multa.
Também há o agravante deste crime. Quando a pessoa transporta ou vende algum item, por exemplo, sabendo que é de origem criminosa, a receptação passa a ser qualificada. Neste caso, a prisão pode chegar até oito anos mais uma multa definida pelo judiciário.