Um alarme falso de rompimento de barragem causou transtorno entre moradores de São Simão, no Triângulo Mineiro, nessa sexta-feira (31). Em vídeo que circula nas redes sociais, um trabalhador da região narra o susto da população com o toque das sirenes.
“Pôs pânico em todo mundo. Olha o tanto de gente subindo correndo”, diz o autor da gravação. As imagens teriam sido feitas após um acionamento indevido de sinal sonoro que alerta sobre possível rompimento da barragem da Usina Hidrelétrica de São Simão.
O vídeo mostra pessoas apreensivas fora de suas casas. Sem saber se o alarme era verdadeiro ou apenas um treinamento de evacuação da região, o trabalhador diz: “eles têm que treinar os funcionários, não é o pessoal pra correr, não. Quantas pessoas idosas não saíram com malas nas costas?”.
Responsável pela usina, a SPIC Brasil informou, pelas redes sociais, que o toque da sirene foi um erro de acionamento e que não há nenhuma emergência. Também destacou que os pontos de leitura responsáveis pelo monitoramento da estrutura permanecem funcionando normalmente.
Ainda segundo a empresa, técnicos estão revisando as automações para que acionamento indevido não ocorra novamente.